As organizações da sociedade civil precisam de planejamentos e projetos para o seu crescimento. Todos precisam, assim como nós, pessoas, famílias e indivíduos. E para que isso aconteça, precisamos de projetos. Projeto como já sabemos tem começo, meio e fim. Eles têm prazos mínimos de 06 meses e máximo de 12 meses. A partir do momento que a Organização da Sociedade Civil desenvolve projetos por mais de 12 meses, ele se torna um projeto da OSC, que pode ser adaptado conforme as necessidades de cada período.
É importante que a OSC tenha um banco de projetos pensando em editais que podem aparecer e com ele escrito, talvez só precise de ajustes necessários de acordo o edital, e claro se o mesmo estiver de acordo com a identidade da OSC (missão, visão e valores).
Pensar em projetos, mesmo que não seja para editais governamentais é muito importante, pois norteia o andamento da organização. Projetos facilitam a gestão de uma determinada área, ou política pública que a OSC deseja cooperar com a redução.
Os projetos da OSC são construídos com tempo e sempre no coletivo, mas geralmente não é assim no dia a dia, nós bem sabemos. Geralmente as organizações buscam ou recebem um edital em cima da hora e começa a desenvolvê-lo e geralmente somente o coordenador ou o presidente da OSC faz isso. Esse é nosso grande erro, aliás é um problema cultural da maioria do povo brasileiro. Por isso estou aqui hoje enfatizando a importância de um banco de projetos que façam sentido para a OSC é fundamental. E não pense que isso seja uma perda de tempo, pelo contrário é investimento na reserva de projetos e aprendizado de elaboração de projetos de toda equipe envolvida.
Lembre-se que os editais têm prazos e, se a OSC não estiver preparada a oportunidade pode ser perdida. O que pode acontecer também é, a troca e compartilhamento de projetos com outras organizações (acordado entre ambas as partes da melhor forma). Isso parece utópico sim, eu sei, infelizmente muito do terceiro setor virou mercado e a competição também chegou até nós, mas ainda podem existir líderes que realmente dediquem-se a prática da justiça social. Enfim, o que estou querendo dizer é que as oportunidades surgem para quem está conectado com o mundo. Então, não perca tempo. Reúna a sua equipe e pense em projetos para curto, médio e longo prazo. Tire da gaveta da sua mente e traga vida para eles.
Para saber mais, assista em: https://www.youtube.com/watch?v=kmXrFr7qVL8&t=5s
ACESSE TAMBÉM MEUS LIVRETOS NA HOTMART:
https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/lideranca-social/B73628366E
Susana Barbosa da Silva Matos – empreendedora social
Contato: 11-94538-9212 / Instagram: @dicas3setor