B2B para o Terceiro Setor

Atuar no terceiro setor é pensar e planejar sempre as suas formas de manutenção da Organização e seus projetos. Claro, todo gestor precisa entender a necessidade de diversificação de receitas. O que sugerimos é que em média a OSC tenha até 30% de cada fonte de captação, sem prejudicar qualquer trabalho, na ausência de um deles. Então, hoje, queremos aplicar no terceiro setor uma prática muito conhecida no segundo setor. Você já ouviu falar em vendas ou relacionamento de negócios B2B? esse conceito surgiu na década de 90, não sendo muito aceito, devido a sua ineficácia. Business to business trata-se da venda entre as empresas: de empresas para empresas. Agora no século 21, a proposta se fortaleceu e tem tido outro olhar pelos empresários. A única diferença que alguns estudiosos comentam é que a tomada de decisão pode ser mais demorada, pois no universo empresarial a decisão precisa passar por muitas pessoas, seus sócios majoritários etc. Porém mesmo assim, essa estratégia fortalece o mundo corporativo. Bem, mas o que tudo isso tem a ver com o terceiro setor? Muito simples, podemos adaptar e direcionar o B2B entre as OSCs. OSCs, podem e precisam se relacionar, viver em parcerias e por que não, precisam vender entre si os seus produtos, sejam eles de sua autoria ou não. Se a demanda de captação de recursos é grande no terceiro setor, melhor coisa iniciar, ou fazer o dinheiro circular entre as organizações. Agora assim como no segundo setor, o terceiro setor também tem as suas rivalidades, e isso precisa ser quebrado. Que tal conhecer e se aproximar de uma ou três OSCs na sua região para atuarem juntas? Que tal compartilharem produtos sociais? Que tal fazer a economia girar entre vocês? Vale a pena tentar! Depois conta pra gente como foi!

Para saber mais, assista em: https://www.youtube.com/watch?v=_0VR_jziDQk&t=240s

Susana Barbosa da Silva Matos – empreendedora social

Contato: 11-94538-9212 / Instagram: @dicas3setor