A OSC (Organização da Sociedade Civil), que você faz parte possui um plano de comunicação? Possui um site? Está presente nas mídias sociais? Existe um planejamento e cronograma de postagens? As mídias e site estão atualizados? Vocês investem quanto das receitas da OSC no marketing?
Essas foram algumas das perguntas que eu recebi a dois anos atrás em algumas das consultorias que recebi de instituições renomadas. Confesso que fiquei sem respostas para algumas delas, e, também tive respostas negativas para algumas. Isso me fez refletir sobre a importância da comunicação e marketing social e digital para a expansão da OSC. E claro, com a orientação técnica, iniciamos as mudanças e ainda estamos em mudança para que a organização se torne conhecida e receba apoiadores diversos. Hoje, quero falar com você sobre a importância de investir na comunicação e marketing da OSC que você pertence ou deseja pertencer. E talvez você também pense como eu pensava no passado: “não temos condições financeiras de investir no marketing!”, porém com o tempo, eu aprendi que, com a receita que a OSC tiver (seja ela qual for), precisa direcionar um valor para a comunicação e marketing. Isso pode começar com um valor básico: R$50, R$ 100, R$ 300,00 e ajustar esses valores a possibilidade de inovação na comunicação e marketing, dentro da realidade da OSC.
Se ainda não pode investir em grandes tecnologias, comece. Comece mostrando a cara da OSC nas mídias sociais(instagram, facebook, linkedin, youtube, Tik Tok), crie um site (existem plataformas gratuitas para quem está começando), verifique quais mídias sociais, se encaixam com o perfil da OSC que você atua. Invista em desenvolver um logo da OSC, em fazer manutenção no mesmo, sempre que for necessário.
Solicite ajuda. Existem faculdades e universidades com cursos específicos para essas áreas, e muitos alunos desejam estagiar para aprender, sendo uma troca para a OSC. Assim como também, existem OSCs especializadas em consultorias nessas áreas. Eles são profissionais que dominam o assunto, ou estão aprendendo sobre e poderão colaborar muito para a expansão da OSC. Elaborar cronogramas de postagens, elaborar a paleta de cores, a fonte, enfim, muita coisa que pode ser feita, trazendo visibilidade para a organização. Cuidado claro, com as exposições da OSC, lembre-se de seguir sempre o que o estatuto social norteia a organização, para evitar quaisquer tipos de retaliações ou o famoso cancelamento nas mídias sociais. No demais, quando a OSC tem um plano de comunicação simples para começar, mas que já a norteia, facilita muito. E lembre-se sempre de que como gestor da OSC, você precisa destinar um percentual para o investimento nessa área. Isso mesmo é investimento.
Tenho certeza de que muitos retornos virão (eu falo por experiência própria. E não pense que retorno são apenas questões financeiras), e isso vai fazer a OSC crescer em várias esferas (credibilidade, parcerias, financeiro etc.). Então, não perca tempo, procure um profissional da área e solicite orientações sobre a questão da comunicação e marketing social e digital da OSC.
Assista no meu canal @dicas3setor mais informações sobre o assunto no link abaixo.
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Susana Barbosa da Silva Matos – Empreendedora Social
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