Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas

No artigo anterior do dia 10 de abril de 22, eu trouxe algumas áreas dentro da OSC, que precisam de muita atenção. Nos próximos domingos vamos conversar um pouco mais sobre cada uma delas. Começando hoje pela gestão de pessoas.

Vamos explorar mais esse assunto, que, como mencionei, esquecemos muitas vezes de priorizá-lo e podemos obter sérias consequências no desenvolvimento e crescimento da OSC. E já inicio com uma pergunta: você possui um setor, um departamento, ou uma pessoa que cuide da gestão de pessoas na OSC?

Eu aprendi em uma consultoria que também tenho recebido do AMAZILIA, que tivemos um grande avanço desde a indústria 1.0 até a indústria 4.0 que estamos vivendo atualmente. No passado a preocupação era a produção. Focada simplesmente nos resultados. Esquecendo-se de quem estava por de trás dos resultados, porém, se resultados, produção, impactos acontecem, sem dúvidas, é porque sempre tem pessoas envolvidas.

Em relação as OSCs, e especificamente no Brasil, atualmente temos mais de 800 mil OSCs. Imagine, quantas pessoas envolvidas? Vamos pensar em pelo menos 10 pessoas em cada uma delas? Sim, teremos mais de 8 milhões de pessoas envolvidas. E o que fazemos com essas pessoas? Existe uma gestão específica apenas para este grupo? Nós, líderes, empreendedores sociais, pensamos em como investir, treinar, capacitar e orientar cada uma delas? Elas estão devidamente alinhadas com a IDENTIDADE da OSC(missão, visão e valores?), ou são simplesmente pessoas que estão na OSC para cumprir as atividades propostas no Projeto apresentado e aprovado em um edital? Importante pensar nisso.

Gestão de pessoas é algo muito amplo dentro da OSC, pois envolve os funcionários, prestadores de serviços, governança e voluntários. Estamos falando de muita gente, que, diariamente estão trabalhando na OSC e muitas vezes não damos devida atenção. É claro que, existem organizações que tem uma gestão já bem implantada, esse cuidado com os funcionários da OSC e orientações quanto a sua função, metas, objetivos etc. Trabalhar a IDENTIDADE da OSC é o primeiro caminho para se ter uma gestão de pessoas efetiva!

As pessoas que estão na OSC precisam entender por que desenvolvem tal função. Depois de uma avalanche que vivemos no auge da pandemia, não podemos, principalmente nós, atuantes no terceiro setor, esquecermos de repensar nosso relacionamento com as pessoas que estão no dia a dia na OSC. Sim, devendo também o relacionamento de respeito a liderança, hierarquia sem ditadura e qualquer tipo de imposição, mas precisamos repensar como temos administrado essa área da OSC que demanda muito atenção. Funcionário, colaborador, voluntário que não está bem, dificilmente vai cooperar para que haja o impacto desejado na OSC.

Você promove reuniões com seu time? Tem disponibilidade em ouvi-los? Tem facilidade em ouvir críticas e sugestões? Investe em sucessores, novos líderes? Tudo isso são questões para pensarmos e repensarmos na gestão de pessoas. Abordamos algumas áreas apenas. O que sugerimos a você que faz parte de uma OSC de pequeno e médio porte, é: invista nas pessoas que estão diariamente trabalhando na OSC. Por onde começar? Trabalhe a IDENTIDADE da OSC.

Susana Barbosa da Silva Matos – Empreendedora Social

Contato: e-mail: dicas3setorong@gmail.com

Instagram: @dicas3setor