Se você é líder, empreendedor social, ou tem outra função de atuação em uma OSC, e, quando te perguntam: qual a maior necessidade da OSC? O que geralmente você e eu respondemos? Finanças, captação de recursos e por aí vai, tudo relacionado a esse assunto. Depois de cerca de dois anos passando em consultorias, aceleração, assessoria de OSCs com: PHOMENTA, PARCEIROS VOLUNTÁRIOS, ESPM SOCIAL e agora no INSTITUTO AMAZILIA, tenho aprendido e chegado a conclusão de que este não é nosso principal problema! Isso mesmo! Nós líderes sociais, temos a tendência de remeter os problemas de crescimento da OSC a falta de recursos financeiros, mas no artigo de hoje, quero fazer com que reflitamos em outras áreas que, não sendo trabalhadas, cooperam para a estagnação da OSC.
O recurso financeiro é um fim, mas não um meio. Essa foi a primeira coisa que aprendi. O que fizermos e se fizermos com planejamento, avaliação, monitoramento, resultará sim em recursos financeiros para a OSC, podendo sim, pensar em sua independência a médio e longo prazo. Quero claro, dizer que o assunto não se esgota apenas na minha concepção, e que, o que compartilho aqui é fruto do resultado de observação nesses últimos anos, principalmente envolvendo a pandemia, que nos trouxe à tona muita coisa que precisamos repensar nas OSCs.
- Gestão de Pessoas – durante muito tempo, pensávamos apenas em departamento de pessoal, um setor responsável apenas para realizar o pagamento dos funcionários de uma empresa. O novo conceito de gestão de pessoas surge na década de 90, trazendo um olhar mais humanizado em relação aos funcionários de uma empresa, indústria etc. Isso significa que, as pessoas que atuavam e atuam nas empresas, também passaram a ser importantes como seres humanos e não apenas como máquinas “humanas” que produzem e trazem resultados. Aos poucos as empresas começaram a se importar mais com o ser diante das metas e trabalhos a serem realizados. É claro que hoje ainda no século 21, nem tudo está resolvido, e creio que demoraremos muito para termos um equilibro desse relacionamento entre chefia e empregados. Existem muitas questões a serem trabalhadas: a liderança ainda deve ser hierárquica? Ou mais flexível? Compartilhada? Enfim, são assuntos para muita discussão. O que é importante a você como gestor de OSC, é saber que antes mesmo de obter os impactos na comunidade onde a OSC está inserida, o primeiro impacto é na equipe de trabalho, no time, nos colaboradores, nos funcionários. E como fazemos isso? Não existe uma forma mágica, claro, mas é importante saber que diante de você está uma pessoa, que sim, pode trazer problemas a OSC e aí é tempo de pensar na permanência ou não, mas também saber que existe aquele colaborador que realmente está integrado a missão, visão e valores da OSC e merece sim, atenção e um olhar mais humano, não apenas no que ele produz, mas sobretudo no que ele é.
- Governança – Responsáveis legais – quando pensamos no termo governança ele é amplo em relação a liderança e neste caso, estamos falando de lideranças de OSCs. Porém aqui, quero me ater especificamente a liderança estatutária, ou seja, os responsáveis legais das OSCs. Outro grande desafio nas OSCs sempre foi o envolvimento da diretoria estatutária nas demandas da OSC (planejamento, monitoramento, participação nas decisões etc.). A maioria dos gestores que estão no dia a dia, principalmente das OSCs de pequeno e médio portes, com certeza ainda tem o mesmo discurso: a diretoria não é participativa. O que podemos fazer para mudar isso? Sem dúvida, um dos grandes problemas da ausência é a falta de remuneração dos membros da diretoria, mas o MROSC 13.019/2014/2015, permite a remuneração dos membros da diretoria, desde que, eles tenham alguma função específica nas atividades do dia a dia da OSC e não apenas por possuir um cargo estatutário (extraído do Cadernos Abong, remuneração de dirigentes das OSC, 2021). Isso deve ser muito bem alinhado com a governança, para que não haja nenhum tipo de interpretação equivocada, gerando problemas maiores da Organização.
- Comunicação e Marketing Social – em 2020/2021 recebemos pela Associação Ação Vida, uma consultoria de 06 meses (auge da pandemia), de alunos da ESPM – Social (Escola Superior de Propaganda e Marketing. Como todos sabem, eu faço parte da gestão executiva da Ação Vida. Nunca demos tanta prioridade para um alinhamento, planejamento e organização em relação ao marketing da OSC. Atuávamos como compreendíamos ser a melhor forma para nós naquele momento. Porém depois de um olhar técnico, percebemos o quando estávamos errando em não priorizar essa área que, é fundamental para o crescimento da OSC. Hoje em dia, podemos fazer muita propaganda e comunicar o trabalho da OSC por meio de diversas mídias sociais (Instagram, WhatsApp, Telegram, facebook, Youtube, Tik Tok, LinkedIn, Twiter e tantos outros), que favorecem a expansão e divulgação da OSC. E sim, vale a pena investir em profissionais que atuam especificamente nesta área, vale a pena investir na impressa, tv, jornais e as demais formas de divulgação da OSC. Como conseguir acesso? Indo mesmo aos contatos e apresentando a sua proposta de parceria.
Você percebeu que não falamos em finanças? Por que ela está na lista? Para chamar a sua atenção! Porque como falei no começo ela é apenas um fim e não um meio. Os recursos começam a chegar na OSC à medida que todos os que fazem parte da execução, compreendem a importância do seu trabalho, que esteja motivado e alinhado com a identidade da OSC. Porém também é importante que a diretoria seja a força que alavanque tudo isso e sim, que de acordo com a legislação, os mesmos sejam remunerados, para terem maior resultado nos impactos da OSC. E por último, mas não menos importante, que a OSC reserve mensalmente valores para promover a comunicação e marketing social da Organização.
O que fazer diante dessas informações? Repensar o dia a dia da OSC que você gerencia. Por isso que semanalmente estamos por aí, trazendo algumas dicas, que com certeza trarão diferencial para o crescimento da sua Organização. Digo isso, porque eu estou na mesma dinâmica e temos visto sim, aos poucos os resultados sendo evidenciados.
Repense, reúna o time e comecem a reestruturar a OSC. Sucesso!
Susana Barbosa da Silva Matos
Empreendedora Social
Contato: Instagram: @dicas3setor
E-mail: dicas3setorong@gmail.com