Agenda 2030. O desafio do mundo é ser sustentável. Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Eu acordei pensando em como e porque essa data foi criada, e, decidi fazer algumas buscas rápidas na internet. Caso você não saiba, vou compartilhar com você: “a data comemorativa foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência de Estocolmo de 1972 e tem como objetivo de chamar atenção da população mundial sobre a importância da preservação do meio ambiente para o planeta.”(www.umsoplaneta.globo.com). E você sabia que o Dia Mundial do Meio Ambiente, um tema no ano de 2022? Leia: UmaSóTerra. Não à toa o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2022, celebrado neste domingo (5) traz o tema #UmaSóTerra, o mesmo que ecoou 50 anos atrás durante um marco para o ambientalismo: a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, ocorrida em Estocolmo, na Suécia.
O mundo está em sintonia e na luta pela preservação do meio ambiente. Infelizmente nem todos, mas na sua maioria sim. E essa maioria se sensibilizou e juntos somam desafios para que isso seja alcançado. Você já ouviu falar da agenda 2030?
Qual é o objetivo da Agenda ambiental de 2030? Em setembro de 2015, os 193 países membros das Nações Unidas adotaram uma nova política global: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. O lema é não deixar ninguém para trás. A grande pergunta é? Como e por onde começamos a cuidar do meio ambiente?
Recentemente assisti a palestra do SESC de Guarulhos – SP com a presença da Mestre em Biologia Daniele Coutinho dos Santos abordando essa temática com uma ótica infantil muito interessante que se aplica aos adultos também; pois pensar em meio ambiente é pensar em muitas coisas e, geralmente pensamos em lugares mais longínquos, como Amazônia, e os demais biomas. É claro que de uma forma ampla, essas são as referências, mas não podemos esquecer, que, começa entre nós, onde estamos e com que e onde convivemos. Daniele Coutinho chamou nossa atenção para que cuidemos desde a formiga e demais insetos que nos cercam, para que esses sejam também poupados, pois cada um além de ser vivo, tem a sua função no ecossistema. Ou seja, a bióloga nos remete desde a consciência micro para a macro. Hoje é um dia de reflexão, mas também de ações.
Que tal repensarmos e agirmos a partir de hoje de forma que tenhamos de fato cidades e comunidades sustentáveis, que haja menos emissão de CO2 (Carbono) e que pensemos em que mundo estamos deixando para as próximas gerações, sejam elas racionais ou irracionais. É responsabilidade nossa, não há espaços para transferências. Dentre tantos desafios, creio que esse tenha sido um dos principais pontos da primeira reunião a 50 anos atrás em Estocolmo, na Suécia. Somos todos um só. #UmaSoTerra.
Susana Barbosa da Silva Matos – Empreendedora Social
Contato: 11-94538-9212 / Instagram: @dicas3setor
E-mail: dicas3setorong@gmail.com