Você conhece o atlas da violência?

Você sabia quem em 2021 o estado do Amazonas teve 54% do aumento de assassinato?  Amazonas foi considerado como o lugar mais violento do Brasil em 2021.                      Sim. Triste informação essa. Foram cerca de 36,8 vítimas para cada 100 mil habitantes. Esses dados foram extraídos do Atlas da Violência. Você sabia da existência dele? Temos vivido tempos de fake News, também por isso, precisamos a cada dia trazermos informações com embasamento teórico de relevância. O Atlas da Violência é um portal que reúne, organiza e disponibiliza informações sobre violência no Brasil, bem como reúne publicações do Ipea sobre violência e segurança pública(extraído).

Se você é gestor(a) de uma OSC, com certeza já se deparou com algum edital, ou envio de projeto solicitado por um parceiro ou uma empresa. Ao enviar esse projeto a argumentação e estruturação dele deve ser bem elaborada. Ou mesmo se você recebeu o convite de fazer uma apresentação, um pitch da OSC, precisa estar preparado(a). ao iniciar uma apresentação com esses dados já demonstra pesquisa e embasamento sobre o que está sendo falado. É muito importante ser preciso e verídico nas informações repassadas em projetos, programas e planejamentos que a OSC (Organização da Sociedade Civil), deseja promover em prol da ausência de alguma política pública. Por isso, o tempo de pesquisa e preparo é fundamental para esse alcance. Isso traz credibilidade para quem ouve. Não se torna uma mensagem aleatória ou isolada.

Citar dados e fontes traz seriedade e confiança e norteia a organização a desenvolver um projeto efetivo. Quero desafiá-lo(a) a fazer uma busca no site do atlas da violência e pesquisas dados que sirvam de pesquisa para a área de atuação da sua OSC. Que tal?

https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes

Susana Barbosa da Silva Matos – Empreendedora Social

Instagram: @dicas3setor / E-mail: dicas3setorong@gmail.com